Depois de quase três anos de discussão, a capital paulista ganha hoje o primeiro ônibus movido a hidrogênio da América Latina. Com 12 metros de comprimento e capacidade para 63 pessoas (incluindo um cadeirante), o novo veículo começa a circular pelo corredor ABD, que faz o trajeto entre o Terminal São Mateus (zona leste) e o Jabaquara (zona sul).
A principal vantagem do novo meio de transporte público é que não há emissão de poluentes. Até o fim de julho, serão feitos testes e não haverá transporte de pessoas.
Todos os dias, o ônibus ambientalmente correto partirá do mesmo ponto de um veículo similar movido a diesel e transportará, em peso, a mesma quantidade. A empresa então vai produzir um relatório chamado comparativo de desempenho. Só após esse monitoramento os passageiros poderão circular no novo veículo (o custo da passagem será o mesmo, de R$ 2,55).
O projeto Ônibus Brasileiro a Hidrogênio foi desenvolvido pelo Ministério de Minas e Energia e pela Empresa Municipal de Transportes Urbanos, em parceria com três entidades. O custo total foi de cerca de R$ 31 milhões. Até o fim de 2010, serão quatro ônibus a hidrogênio. Em corredores, a velocidade média supera 25 quilômetros por hora.
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