domingo, 28 de junho de 2009

AINDA ESTE ANO O FEIJÃO DE CORDA TERÁ MAIS 4 NOVAS VARIEDADES.

São as cultivares BRS Tumucumaque, BRS Pajeu e BRS Potengi e a BRS Cauamé. Todas foram desenvolvidas pelos pesquisadores da Embrapa Meio Norte e serão lançadas no mercado, ainda este ano. A partir desses novos lançamentos, o país passa a ter 17 cultivares de feijão caupi.

.

A data do lançamento das novas sementes já está definida: será no II Congresso Nacional de Feijão Caupi e da VII Reunião Nacional de Feijão Caupi, de 24 a 28 de agosto, em Belém, no Pará. Segundo o pesquisador que coordenou a criação das novas sementes, Francisco Freire Filho, as novas cultivares atenderão às exigências dos mercados brasileiro e internacional.

.

As novas sementes de feijão caupi serão indicadas para os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A BRS Cauamé será indicada apenas para o Mato Grosso do Sul.

.

Das quatro cultivares apenas a BRS Pajeu tem o porte semiprostrado. As demais têm porte semiereto. As cultivares BRS Cauamé e BRS Tumucumaque têm ciclo médio de 70 dias e são do tipo comercial branco. Já o ciclo médio da BRS Potengi e da BRS Pajeu é de 75 dias. Elas estão classificadas comercialmente como branco e mulato, respectivamente.

.

O grande destaque, no entanto é a produtividade delas. No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde foram testadas durante um ano, a BRS Tumucumaque e a BRS Potengi, alcançaram, respectivamente, uma produtividade média de 1,1 e 1 tonelada por hectare. O placar produtivo das demais é o seguinte: BRS Cauamé - 843 quilos por hectare e a BRS Potengi - 979 quilos por hectare.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião!