segunda-feira, 18 de maio de 2009

CODEX: CONTROLE DE RESÍDUOS CONTRIBUI PARA A REDUÇÃO DE BARREIRAS SANITÁRIAS

Os níveis adotados no Brasil quanto aos resíduos de medicamentos veterinários em alimentos de origem animal são seguros e isso contribui para a redução nas barreiras sanitárias no comércio internacional. Esta é uma das conclusões do vice-presidente da 18ª sessão do Comitê do Codex Alimentarius para Resíduos de Medicamentos Veterinários em Alimentos (CCRVDF, sigla em inglês), Ricardo Pamplona, que também chefia a Divisão de Produtos Biológicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A reunião terminou, nesta sexta-feira (15), em Natal, e reuniu 200 representantes de 70 países esta semana em Natal/RN.
.
“O Brasil mostrou à comunidade internacional a importância que o País dá ao assunto, seguindo corretamente as recomendações do Codex Alimentarius para resíduos de medicamentos veterinários em alimentos”, acrescentou Pamplona. O Mapa foi o responsável por trazer o evento ao Brasil, como responsável pelo Grupo de Técnico do Comitê no País.
.
Pamplona afirmou, também, que, depois do Brasil sediar o evento, “os países em desenvolvimento terão assegurada sua presença no Codex Alimentarius cada vez mais”. Isso porque é a primeira vez que o evento é realizado fora dos Estados Unidos e teve a aprovação dos participantes, como se viu nas manifestações ocorridas na sessão final. O fato, inclusive, foi salientado durante o encontro pelo representante dos Estados Unidos, reconhecendo que, pela primeira vez, o evento reuniu número recorde de países.
.
O relatório final da reunião do Codex será publicado na próxima semana no site oficial www.codexalimentarius.net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião!