Os fomigueiros tendem a ocorrer em terrenos compactados, pois ao que nos parece a formiga está inserida dentro do sistema com o intuito de fazer aeração. Então, o aparecimento de formigas é sinal de que meu terreno está compactado ou desgastado.
.
Após o trato da terra para cultivo, as formigas geralmente manifestam-se violentamente em direção aos plantios, isso ocorre por alguns motivos: o primeiro, é a redução de alimentação, pois outrora tinha diversas colonizadoras (ervas daninhas) logo em seguida não mais tem, sendo o jeito atacar plantações a fim de sobreviverem; outra coisa é que as formigas não comem as folhas das plantas e sim em seus formigueiros produzem um fungo para sua alimentação, para elas é muito melhor um único tipo de folhagem, pois facilita o cultivo do fungo.
.
Nunca devemos tratar a formiga como inimigo, mais sim como uma companheira de trabalho, pois, ela é como o inspetor e nos aponta a direção que devemos seguir, mostra algo que está ocorrendo de errado. Mas, se surgirem ataques severos, podemos controlá-las com técnicas alternativas simples, sem uso de defensivos.
.
Uma forma de controle das formigas é o uso da matéria orgânica (restos de culturas), pois as formigas não gostam de terrenos com muita matéria orgânica. Outra técnica muito eficaz e econômica é o uso da água, fazendo levadas de água em direção ao formigueiro para que quando chover o formigueiro inunde, ou colocando, no local de sua trilha, uma lata com água.
.
O uso de algumas plantas maléficas para as formigas também se mostra como uma boa alternativa de controle. Assim sendo, é recomendado o plantio de gergelim ou de burra leiteira na boca do formigueiro, também pode ser usada a calda de Agave, feita usando 3 folhas, maceradas e misturadas com água, isso destrói sua alimentação reduzindo suas possibilidades de desenvolvimento (crescimento).
.
As formigas adoram milho e farinha de mandioca, então ao perceber o ataque delas às culturas cultivadas jogue esses alimentos no pé da cerca, com pouco tempo elas estarão deixando as folhas para levar as sementes.
.
Outra forma seria o uso de seus predadores, os mais conhecidos são o Tamandu- Bandeira e o Tatu, que porém com os deflorestamentos quase não existem mais, porém uma solução é usar galinhas como predadoras, isso vai fazer bem ao seu roçado, pois, a galinha caipira é carnívora e precisa de insetos para sua sobrevivência.
.
Todos esses métodos já foram testados e tiveram diferentes graus de sucesso, todavia o que percebe ser mais eficaz é a prevenção. Daí a questão, como prevenir formigas? Utilizando o solo de forma equilibrada e aumentado a diversidade de culturas, o que na prática percebemos que quanto mais diversificadas menos o ataque de formigas.
.
Adaptado de Rede de Agricultura Sustentável
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, dê sua opinião!